Pedido de atenção

por snf — última modificação 29/01/2019 12h03
Legisladores santanenses pedem atenção da Ministra da Agricultura para situação das estradas rurais.

Os vereadores Maurício “Galo” Del Fabro, presidente da Câmara Municipal, Evandro Gutebier, vice-presidente, e Carlos Nilo Pintos participaram nesta quinta-feira, em Uruguaiana, de encontro regional com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, e com o senador eleito pelo Rio Grande do Sul, Luiz Carlos Heinze. Na ocasião, formalizaram pedido à representante do presidente Jair Bolsonaro para que seja dada atenção especial à situação de verdadeira calamidade em que se encontra tranquilo as estradas rurais de Sant'Ana do Livramento, muito agravadas neste início de ano pelas fortes chuvas que assolaram a região Fronteira Oeste gaúcha.

Em ofício apresentado à Ministra, representando o Poder Legislativo Municipal, Galo, Gutebier e Carlos Nilo informaram sobre o Decreto Municipal nº 8.617, de 21 de janeiro corrente, que “declara situação de emergência nas áreas do município afetadas por chuvas intensas”, e pediram especial atenção “diante do quadro de destruição provocado pelas chuvas, especialmente nas estradas da chamada “região das areias”, equivalente a 50% da área total do município de 6.950 km2”.

No ofício à Ministra, a Câmara de Vereadores de Livramento alerta para o fato de que, “com vias completamente intrafegáveis, o município vive a iminência da perda total da produção diária de milhões de litros de leite, além da atual safra de melancia e da safra de grãos que começa já nos próximos dias e ainda o risco de inviabilizar o transporte escolar no período letivo que começa neste mês de fevereiro – esses, apenas alguns exemplos”. O documento encaminhado pelo Poder Legislativo se soma ao próprio decreto da situação de emergência e ao laudo de danos elaborado pelos técnicos da Prefeitura Municipal.

No encontro com lideranças políticas e produtores de toda a região, a Ministra Tereza Cristina informou um plano de ação para socorrer os municípios e os produtores da região, inclusive com a possibilidade de amortizar dívidas e facilitar o custeio da atual e das próximas safras, indo assim exatamente ao encontro das reivindicações dos legisladores santanenses. Haverá ainda a disponibilidade de recursos federais para ajudar as Prefeituras no custeio da recuperação dos estragos causados pelas chuvas.

registrado em: