Encontro sobre a agricultura irrigada

por snf — última modificação 12/03/2019 07h57
Galo representa o legislativo santanense em encontro sobre a agricultura irrigada

O presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, Maurício “Galo” Del Fabro, participou na terça-feira, 19, em Dom Pedrito, da Oficina de Planejamento do Pólo de Agricultura Irrigada da Bacia do Rio Santa Maria, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano do Rio Grande do Sul. Galo Del Fabro optou por viajar à vizinha cidade sem uso de diárias, por ser uma cidade bem próxima, e considerando ao mesmo tempo a grande importância do assunto tratado, uma vez que a Oficina contou com as participações de renomados técnicos e várias autoridades na área, debatendo com representantes de diversos municípios das regiões Fronteira Oeste e Campanha alternativas concretas para o desenvolvimento local e regional.

Além de Dom Pedrito e Livramento, participaram do encontro também representantes das cidades de Bagé, Rosário do Sul, São Gabriel, Lavras do Sul e Cacequi. Entre outros aspectos, o encontro debateu ações para a continuidade das obras de construção e ampliação das barragens do arroio Tacuarembó, entre Dom Pedrito e Lavras do Sul, que vai beneficiar diretamente uma população de 88 mil pessoal na região, com três grandes canais de irrigação, e; do arroio Jaguari, entre Lavras do Sul e São Gabriel, que beneficiará uma população de 113 mil pessoas também com três canais.

Os coordenadores do Pólo de Agricultura Irrigada da Bacia do Rio Santa Maria promoveram um trabalho de Planejamento Estratégico para definir as próximas ações do comitê. Segundo o Presidente da Câmara de Vereadores de Livramento, foram abordados os seguintes aspectos: vocação produtiva do território; ampliação da eficiência e a área de agricultura irrigada; competências organizacionais, técnicas e produtivas; governança do setor produtivo nas diversas escalas; eficiência e rentabilidade dos negócios; integração da agricultura irrigada com outros setores da economia; oferta de produtos agrícolas brasileiros com uso da irrigação, e; contribuição para o desenvolvimento regional.

Na oportunidade, Galo Del Fabro conversou com o presidente da Associação Brasileira de Aberdeen Angus, o produtor José Roberto Pires Weber, seu amigo de infância e irmão da ministra do Supremo Tribunal Federal – STF, Rosa Maria Pires Weber. O vereador destacou a implicação que as obras das barragens terão desenvolvimento socioeconômico da região. São investimentos diretos na ordem de R$ 740 milhões dos governos Federal e Estadual e outros R$ 1,24 bilhão por parte da iniciativa privada, para pleno uso do sistema, com a geração de 4.700 empregos e uma produção anual estimada de R$ 317 milhões.

registrado em: