Perguntas Frequentes

por Interlegis — última modificação 02/01/2019 10h40
Relação de perguntas que são feitas com frequência para a Casa Legislativa e suas respostas.

Instrumentos normativos (Leis, Decretos) sobre transparência no Brasil?

Lei Complementar nº 101, de 04 de Maio de 2000: Estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências.

Lei Complementar nº 131, de 27 de Maio de 2009: Acrescenta dispositivos à Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal e dá outras providências, a fim de determinar a disponibilização, em tempo real, de informações pormenorizadas sobre a execução.

Decreto nº 7.185, de 27 de Maio de 2010: Dispõe sobre o padrão mínimo de qualidade do sistema integrado de administração financeira e controle, no âmbito de cada ente da Federação, nos termos do art. 48, parágrafo único, inciso III, da Lei Complementar no 101, de 4 de maio de 2000, e dá outras providências.

 

Quais são os vereadores de Sant'ana do Livramento?

Nome do Vereador 

Partido 

Telefone

E-mail 

 

 

 

 

Ver. Antônio Zenoir Malgarejo Davila

PSD

(55) 3241-8624

gabinetevereadorantoniozenoir@gmail.com

Ver. Aquiles Rodrigues Pires

PT

(55) 3241-8636

vereadoraquilespires@gmail.com

Ver. Carlos Nilo Coelho Pintos

PP

(55) 3241-8644

nilovereador@gmail.com

Ver. Dagberto Cezarino dos Reis

PT

(55) 3241-8613

dagbertoreis@gmail.com

Ver. Danúbio Barcellos de Gusmão

PP

(55) 3241-8614

danubiobarcellospp@gmail.com

Ver. Evandro Gutebier Machado

PRB

(55) 3241-8635

evandrogutebier@hotmail.com

Ver. Germano Cabrera Mendes

PTB

(55) 3241-8625

vereadorgermano@hotmail.com

Ver. José Pedro Arévalo Piedra

PDT

(55) 3241-8617

pedrinhosantafe150@gmail.com

Ver. Leandro Adílio Ferreira

PT

(55) 3241-8641

gabineteleandroferreira13000@gmail.com

Ver. Lídio de Azevedo Mendes

PTB

(55) 3241-8616

melado14633@hotmail.com

Ver. Luiz Itacir Soares

PT

(55) 3241-8623

itacirsoares@hotmail.com

Ver. Marco Antonio Alves Monteiro

REDE

(55) 3241-8626

agentefederal.marcomonteiro@gmail.com

Ver. Márcia Rosane da Rosa dos Santos

PSB

(55) 3241-8634

vereadoramarciadarosa@hotmail.com

Ver. Maria Helena Alves Duarte

PDT

(55) 3241-8621

mariahelena.duarte@hotmail.com

Ver. Maurício Bofill Del Fabro

PSDB

(55) 3241-8622

mauriciobofill@bol.com.br; galodelfabro@gmail.com

Ver. Romário Augusto Gonçalves Paz

PMDB

(55) 3241-8632

romario15111@hotmail.com

Ver. Ulberto Navarro Pereira

PDT

(55) 3241-8612

vereadornavarrogarrao@outlook.com

Qual a formação da  Mesa Diretora da Câmara Municipal?

Mesa Diretora é uma comissão de Vereadores que tem por atribuição a direção administrativa da Câmara Municipal. Em Sant'ana do Livramento tem mandato de um ano , sendo eleita uma nova para cada ano vindouro.

Mesa Diretora do ano de 2019.

Ver. Maurício Bofill Del Fabro (PSDB) - Presidente                                         Ver. Evandro Gutebier Machado(PRB) - Vice-presidente  

 Ver. Antônio Zenoir Malgarejo Davila(PSD) - 1º Secretário                            Ver. Márcia Rosane da Rosa dos Santos (PSB) -2º  Secretário


A Câmara tem algum Vereador Licenciado?


Quais são os vereadores suplentes?  


Como faço para acessar a legislação municipal ( Norma jurídica municipal)?

Norma jurídica é um preceito obrigatório imposto ou reconhecido como tal pelo Estado e que objetiva a vontade social manifestada imperativamente a todos pelo Estado.


No site da Câmara Municipal acesse a página inicial, clique em normas jurídicas (no final da página inicial) será aberta uma nova janela(https://sapl.santanadolivramento.rs.leg.br/norma/pesquisar) será carregada a janela de pesquisa no sistema que gerencia a secretária legislativa da Câmara, digite os dados para pesquisa.

A Prefeitura disponibiliza sua legislação na página http://www.sdolivramento.com.br/ , clicando no link “Legislação Municipal”. 

 

Onde obtenho informações sobre os serviços ofertados pelo Município?

Através do site oficial do município : http://www.sdolivramento.com.br/prefeitura/index.php A lista completa de telefones e endereços das secretarias, empresas e departamentos da Prefeitura de Sant’Ana do Livramento está disponível na Página da Prefeitura (http://www.sdolivramento.com.br/ ), clicando nas opções, no início da página, “Secretarias”, ou “Departamentos, Setores e Outros”. 

 

Que setor será responsável por fornecer essas informações?

O pedido de acesso à informação será protocolado junto ao Protocolo-Geral, cabendo à Ouvidoria Parlamentar deliberar sobre as providências necessárias para o seu processamento.


Quem pode solicitar as informações?

Qualquer pessoa natural ou jurídica tem legitimidade para apresentar pedido de acesso à informação.


Como posso fazer um pedido de acesso à informação?

O pedido será apresentado em formulário padrão, disponibilizado em meio eletrônico e físico, no site do Poder Legislativo Municipal (http://www.santanadolivramento.rs.leg.br/ouvidoria),clicando no botão Adicionar nova solicitação , ou em sua sede na Rua Senador  Salgado Filho, 528 - Centro.


Qual é o prazo de resposta às solicitações?

O prazo de resposta será contado a partir da data do protocolo. Conforme o Art. 6º, o Poder Legislativo Municipal deverá autorizar ou conceder acesso imediato à informação disponível. Não sendo possível conceder o acesso imediato, a Ouvidoria Parlamentar deverá, em prazo não superior a 20 dias: I – comunicar a data, local e modo para se realizar a consulta, efetuar a reprodução ou obter a certidão; II – indicar as razões de fato ou de direito da recusa, total ou parcial, do acesso pretendido; e III – comunicar que não possui a informação, remetendo se for o caso ao poder, órgão ou entidade que a possui, cientificando o interessado da remessa do seu pedido de informação. O prazo de 20 dias poderá ser prorrogado por mais 10 dias, mediante justificativa expressa, da qual será cientificado o requerente.


O cidadão pode apresentar recurso caso a informação não seja fornecida?

 No caso de negativa de acesso à informação ou de não fornecimento das razões da negativa de acesso, o requerente poderá apresentar recurso no prazo de 10 dias a contar da sua ciência, ao Presidente do Poder Legislativo Municipal, que deverá apreciá-lo no prazo de 5 (cinco) dias, a contar da sua apresentação

Quais informações podem ser negadas?

Não serão atendidos pedidos de acesso à informação genérica, desproporcionais ou desarrazoados, que exijam trabalhos de análise, interpretação ou compilação e consolidação de dados, serviço de produção ou tratamento que não sejam de competência do Poder Legislativo Municipal. Além disso, é vedado o pedido de acesso relativo a informações pessoais que potencialmente possam prejudicar a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem, bem como as liberdades e garantias individuais daqueles a quem elas se refiram.

Horário de funcionamento e dias de expediente?

Expediente - Segunda a sexta feira.
Horário - 07h:30min a 13h:30min
Obs: alguns gabinetes de vereadores funcionam pela tarde


Quais meios de contatos de contato posso utilizar?

Telefones:
055-32418600: Telefonista

055-32418620: Recepção da Presidência

055-3241-8619 secretária da câmara

Emails:

E-mail: setorlegislativo@camaralivramento.rs.gov.br
ou pelo link: www.santanadolivramento.rs.leg.br/ouvidoria

Quais os dias e  horários das Sessões?

Segunda , terça e quartas-feiras: 10h e  15min.

Qual o endereço da Câmara Municipal?

Avenida Senador Salgado Filho, 528. Centro - próximo ao hospital da Santa Casa.

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O que é bancada de um partido?

  E o grupo de Vereadores de um partido político com representação na Câmara Municipal.

  São partidos políticos com representação na câmara de Sant'Ana do Livramento:

  • PDT 
  • PP 
  • PT 
  • PTB
  • PSDB 
  • PMDB 
  • REDE 
  • PSD 
  • PR 

 

O que é comissão? Para conhecer as comissões da câmara clique aqui.

Um grupamento de vereadores formados por vereadores de diversos partidos  que deliberam  e votam proposições sobre uma determina área de atuação.Exemplo Comissão de Educação, para esse grupo de vereadores vão todas as matérias referentes a área da educação , ai deliberam e votam sobre cada matéria.

São de diversos tipos

  • Comissão especial - A Comissão especial é uma comissão temporária que tem por função realizar atividade excepcional e que não seja da competência de uma comissão permanente.
  • Comissão parlamentar de inquérito - A comissão parlamentar de inquérito é uma comissão temporária que tem por função realizar inquéritos, de acordo com a Lei Orgânica municipal, sobre um assunto específico.
  • Comissão permanente - A comissão permanente é aquela que atua permanentemente e de acordo com as atribuições definidas no Regimento Interno. Deliberando e votando matérias  sobre uma determinada área da vida humana.
  • Comissão temporária - A comissão temporária é aquela destinada a tratar de assuntos excepcionais que não sejam da competência de comissão permanente.


 O que é líder?

Líder é o Vereador escolhido por uma bancada ou bloco com assento na Câmara.
São dois os tipos de líder:
  • Líder de Bancada - representa o partido quando for o caso e indicar membros dela para compor comissões:
                               PDT - Vereadora Maria Helena,
                               PP - Vereador Carlos Nilo,
                               PT - Vereador Itacir Soares,
                               PTB - Lídio Mendes Melado,
                               PSDB - Vereador. Maurício Bofill Del Fabro,
                               PMDB -  Vereador Romário Paz, PSB - Márcia da Rosa,
                               REDE - Marco Monteiro , 
                               PSD - Antonio Zenoir.
                               PR -  Evandro Gutebier

  • Líder do governo  - é o porta-voz do Prefeito na Câmara Municipal.

                                       PDT - Vereadora Maria Helena,

O que é processo legislativo? Para conhecer o processo legislativo clique aqui.

Processo legislativo é a sucessão de atos realizados para produção de normas jurídicas.atos que são orientados pelo Regimento Interno


O que é Regimento Interno? para conhecer o regimento clique aqui

Regimento Interno é a norma jurídica que regula o funcionamento da Câmara Municipal.Entre eles a sessão legislativa o recesso parlamentar
Sessão legislativa -  é o período de trabalho legislativo definido no Regimento Interno, observado o recesso parlamentar.
Recesso parlamentar -  é a interrupção temporária dos trabalhos legislativos, realizada no período definido ( a sessão legislativa)no Regimento Interno onde além do trabalhos normais ocorre a sessão plenária.

Sessão plenária -  é uma reunião dos Vereadores onde ocorre apresentação, discussão, tramitação e votação das matérias (proposições) .
São tipos de Sessão plenária: para acessar as sessões plenárias clique aqui

  • Sessão plenária especial  - é aquela destinada exclusivamente à realização de atividades específicas.
  • Sessão plenária extraordinária -  é aquela realizada em dia ou hora diferentes da sessão plenária ordinária para tratar exclusivamente dos assuntos que motivaram a convocação dos parlamentares.
  • Sessão plenária ordinária -  é aquela realizada às segundas, terças e quartas-feiras às 10 h no plenário do legislativo.
  • Sessão plenária solene - é aquela destinada à instalação da Legislatura, posse do Prefeito e do Vice-Prefeito, ou à realização de comemorações ou homenagens.
Tramitação -  é o curso de uma proposição legislativa de acordo com as normas constitucionais e as estabelecidas pelo Regimento Interno.