Curriculum vitae de JOÃO BATISTA LIMA CONCEIÇÃO

por snf — última modificação 20/11/2015 11h26
Histórico de vida do legislador negro JOÃO BATISTA LIMA CONCEIÇÃO .

Nasceu no dia 12 de outubro de 1966, filho de Marieta Lima Conceição”in memorian” doméstica e servente de escola e de João Conceição,ferroviário.

Precocemente iniciou sua atividade como compositor de escola de samba, onde aos 14 anos fez seu 1º samba-enredo, para a extinta escola Renascença, que sagrou-se campeã em 1981 no carnaval santanense. Passando a fazer sambas-de-enredo mais tarde para a E.S. Tradição e Império da Zona Sul.

Ao encerrar o ensino médio no Liberato Salzano Vieira da Cunha, conhecido carinhosamente como Colégio Estadual conciliava as atividades realizando o curso de Letras e jogando profissionalmente no E.C. 14 de Julho o Leão da Fronteira.

Posteriormente teve que optar pelo curso superior de Letras na FAT/FUNBA em Bagé, concluindo a Faculdade em 1989, habilitando-se a ser professor de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Literatura.Após a formatura começa a lecionar em escolas como o Flores da Cunha,Pacheco Prates,Instituto Livramento e em 1990 após aprovação em concurso público, começa a fazer parte da Rede pública estadual lecionando para o Ensino Médio no Instituto Estadual de Educação Liberato Salzano Vieira da Cunha instituição onde trabalha desde aquela data.

Em 1993, a convite do então prefeito Elifas Simas, assume a direção da Cultura do Município sendo por quatro anos o responsável pela política cultural de Sant'Ana do Livramento e inaugurando a Casa de Cultura da Cidade. Também assume a presidência do Clube Farroupilha, entidade tradicional no seio da nossa sociedade.

Formou-se na primeira turma de Direito da URCAMP (Campus Livramento) em 1997.

No final dos anos 90, com um grupo de carnavalescos forma a LIESA da qual assessora juridicamente por quatro anos.

Em 2004 elege-se vereador pelo PSB, tomando posse no ano de 2005. Exerceu a presidência do Legislativo Municipal, sendo o único negro até então a presidir o Legislativo, no ano de 2008, tendo ocupado inclusive a Prefeitura Municipal na vacância do prefeito e vice-prefeito durante dois dias.Também em 2006 concorre a Senador do Rio Grande do Sul pelo PSB com uma marca superior a 130.000 votos.

Tomou posse na Direção do DAE (Departamento de Água e Esgoto) no ano de 2009 e início de 2010. Exerce concomitantemente por dois anos a função de Conselheiro do CODENE (Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra), órgão do Estado do RS que define as políticas públicas para a negritude no estado.

Em 2010 recebe da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul a Medalha Zumbi dos Palmares como liderança política de destaque no Rio Grande do Sul, premiação essa que teve como antecessores Alceu Collares e Paulo Paim. Também em 2010 recebe a medalha de honra ao mérito do Corpo de Bombeiros(alusiva aos 60 anos da corporação) e o título de Rotariano Emérito do Rotary Armour.

Atualmente advoga, é professor, e também milita em emissoras de rádio divulgando o samba e o carnaval e preside o Conselho Consultivo do E.C. 14 de Julho.